

“Uma mulher de trinta anos tem atrativos irresistíveis. A mulher jovem tem muitas ilusões, muita inexperiência. Uma nos instrui, a outra quer tudo aprender e acredita ter dito tudo despindo o vestido. (...) Entre elas duas há a distância incomensurável que vai do previsto ao imprevisto, da força à fraqueza. A mulher de trinta anos satisfaz tudo, e a jovem, sob pena de não sê-lo, nada pode satisfazer”.
Ora direis como são os que nascem em fim e início de ano ! Como surgem os nascidos no Natal e no Ano Bom? De 22 de dezembro a 20 de janeiro só tempo de festas! Por isso, bom e agradável é travar relações com a personalidade de Capricórnio. Que povo elegante e atraente, de maneiras tão encantadoras! Atenção para meus amigos Elias Siuffi, Florival Rocha Primo, Yvonne Silveira, Fátima Bento, Cecy Tupinambá e Pedro Ceará! Atenção também para Marlene Dietrich, Albert Schweitzer! Não são fáceis, é verdade, não se entusiasmam tão depressa. Agem devagar, quase como bons mineiros. Mas como se destacam em situações difíceis! São ponderados, diplomatas, cautelosos e reservados, muitas vezes até tímidos. Responsáveis sempre! Gente de luta, que sabe o que faz. Nada disso, entretanto, impede que eles exprimam o que sentem, e isso tão depressa que nem percebem o que estão dizendo. Um paradoxo? Nada disso. O capricorniano tem idéias próprias de honestidade e justiça. Fala a boca o que o coração sente. E se os coração é bom, permita que a fala se expresse. Afinal, capacidade de concentração e meditação é com eles. Deixe estar que tudo dá certo! Nada melhor do que o bom da vida, mesmo a timidez do amor ou a fidelidade à afeição do agora. Se o amor é intelectual, melhor, porque as idéias alimentam mais. Ótimo ter mais horizontes beleza organizada é mais gratificante.
E como são fisicamente os de Capricórnio? Em geral, portadores de charme e graça. Cabelos lisos e escuros, olhos castanhos, pele morena: bronzeada de natureza ou de sol, porque brancura demais é ruim. Claro que pode haver capricorniano de cabelos louros e cacheados, e até de olhos azuis, mas não devia ser assim: o escuro da terra é que fica bem. É importante ter cor. É por isso que, mesmo não querendo, se destacam, já que sempre visíveis, dividindo energia, esculpindo elegância. Olhar caprichado, mãos hábeis, voz equilibrada e macia, falam com gosto e segurança. Jeitos tristonhos? Tudo bem, mas nunca tristezas. Capricornianos são, no fundo, mito alegres e com uma sensibilidade de se admirar. Só fecham a cara com o fracasso, próprio ou alheio, porque a lei da vida é subir. Convencionais, agem tudo na aparência exterior. Por que sair sem preparo? Asseio é fundamental. Em roupa e pele, cada detalhe merece cuidado. Gostosa é uma doce postura!
Capricórnio não recebe bem elogios exagerados, e aplausos são quando a evidência está no muito merecimento. Aí faz questão e até ressente-se na falta. O trabalho é para ser visto. O que deve ficar oculto é o amor. Demonstrações públicas não são o forte, porque amor não é teatro. É sentimento. Um pouco de reserva faz bem e fica mais pessoal. Olho no olho, corpo com corpo é sempre melhor. O amor não é a dois? Dividir nem com os espelhos! Claro que isso não é falta de vaidade, todo muito tem. É cuidado muito. Talvez, por isso, não se intromete em assuntos alheios. Se Deus fez o dia e a noite é porque quer separação. cada qual como o seu cada qual, como dizem lá em Capitão Enéas.
Ninguém mais auto-suficiente do que um de Capricórnio, a ponto de não apreciar conselhos. É o que é, e, se preciso, sofre todas as adversidades com paciência e domínio de cada situação. Não existem direitos e obrigações? Então, que sejam cumpridos os deveres, já que a moral assim o exige. As amizades e as simpatias são conquistas que engrandecem, mas os progresso é sempre a meta da vida, esta um eterno escalar montanhas. Nunca desça para procurar alguém de Capricórnio, pois estará sempre lá encima. E que ninguém tente mudar sua direção, porque cabra gosta é de posição elevada. Mesmo quando diluída em grupo, camuflada, como se nada estivesse querendo. Do alto de enxerga mais. E a música dos ventos é mais suave. No apogeu, o romantismo tem mais sabor e é até delicioso. É bom sonhar sonhos lindos!
E a capricorniana? No amor tem uma determinação de aço: quer ou não quer. Homem só o que ela pode orgulhar-se dele. Nenhuma pequenez; Mas, antes de amor, a carreira, já que melhor do que o amor é a segurança, assim como a autoridade, o respeito e a posição social. Lembre-se mais uma fez que a cabra tem é de subir, subir sempre. Entre o trabalho e o casamento, entre o trabalho e o namoro, o trabalho, mesmo em crise de mau humor. Mas não pense que a capricorniana é fria, distante. Isso nunca! Por dentro
dela arte um grande desejo físico, muito maior do que alguém possa pensar. Ela não se satisfaz com pouco afeto. Economia de amor, dela e para ela, não significa nada. Emoção é para gastar. Poeta bom é o que faz boa poesia. O sonho tem que ser praticado. E o dia jamais tem fim. Assim como a noite. Porém, nunca é demais dizer: os verdadeiros amores da mulher de Capricórnio são a família, o lar, o trabalho, o dinheiro, o prestígio, os livros, a arte e a música.
Aprendizados: A vida é um eterno aprender... E eu aprendi tanta coisa, inclusive aprendi que o que a gente aprende nem sempre serve pra toda situação. Tudo é incerto! Mas aprendi (e quero continuar aprendendo) a ser eu mesma, muito e sempre, simples e complexamente, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença... Tenho aprendido a viver um dia de cada vez. Tem sido ótimo não ficar esperando o que vai acontecer daqui a uma semana, mas planejar somente o hoje... Aprendi (e vou tentar colocar em prática) a verdade de que viver é uma atitude diária de se entregar à vida. Como falei no início, estou feliz porque tenho mais histórias vividas pra contar. E irei viver assim. Porque se, no próximo ano, nada do que eu faça ou planeje tenha dado certo, pelo menos estarei sentindo essa sensação de dever cumprido e de que os dias valeram as lembranças... Descobri que o que eu tinha mais medo que acontecesse não aconteceu (graças a Deus)... Descobri que a gente tem um certo poder de escolha sobre as nossas vidas, mas o poder de Deus sobre elas é beeeem maior.
“Não importa em quantos pedaços o seu coração foi partido, o mundo não pára para que você o conserte.” William Shakeaspere (um dos meus conselheiros)
“Freqüentemente, penso que a cada manhã, quando saímos da cama, temos de nos recriar, de lembrar quem somos.” David Cronenberg (não sei quem é, mas gostei da frase)
“Não há nada que seja maior evidência de insanidade do que fazer a mesma coisa dia após dia e esperar resultados diferentes...” Albert Einstein
“Eu devo ser uma ótima conselheira nesses assuntos amorosos. Talvez seja hora de começar a seguir os meus próprios conselhos...”
“O choro dura uma noite, mas a alegria vem pela manhã.” Bíblia (Aprovado e comprovado)
“Pra que eu tenho um blog? Pra transformar fatos simples do cotidiano em histórias de best-sellers...
Ouvindo: "Mas é claro que o sol vai voltar amanhã, mais uma vez eu sei. Escuridão já vi pior, de endoidecer gente sã, espera que o sol já vem..." Renato Russo