19 de julho de 2008

Rasgo as asas que me prendem, e me fazem anjo menina… Liberto-me da prisão dos sentidos e solto as amarras nas palavras que te escrevo… Guio-te pelos trilhos da emoção e em cada gesto, te invento…Deito fora o sonho que me envolve e grito ao silêncio que te tenho, aqui, em mim… Nas palavras, um gemido… no olhar uma suplica… na pele o desejo… estás em cada sentido… em cada carícia e em cada beijo. Abandono a alma á ausência que se enche de tua presença e entrego o corpo a saudade de um momento suspenso no tempo… Caminhos de fogo, traçado ao som quente de teus lábios, rios que desaguaram num mar de paixão.Solto o meu desejo, sigo minha vontade… Prendo-te em mim…Mostro-te quem sou… Vem beber de minha sede, beijar os lábios que te beijam e amar quem por um momento, deixou de ser anjo menina para ser mulher…perfeita nesta imperfeição de amar!

18 de junho de 2008

Nem me fala nesta Sexta Feira


Hoje não é sexta, tão pouco é treze. Mas sexta que passou foi , e de fato um dia azarado.Quanto ao lado para que me levantei, não sei, o pé que coloquei no portal, já na rua… não lembro qual, o esquerdo ou o direito, pelo que escrevo,
Porquê? Por nada!
Encontros. Tudo para o lado dos desencontros.
Tempo? Ótimo para uma sexta, mas doem-me as costas. Não consigo dormir (deve ser da idade, ou do colchão, ou falta de sono)
Como um azar nunca vem só, entretanto, no entanto,todavia, mas, contudo, estive o dia inteiro tranquila, pudera com passagem marcada em horário de pico , no dia anterior o qual devia fazer a mala fui cantar no karokê, e por fim deixei a mala quase preparada, bom o onibus que me levaria ate o aeroporto atrasou , já começara o stress , sentia que de fato o dia era mesmo de azar:
Perdi o vôo porque cheguei atrasada no aeroporto (detalhe: o embarque tava começando ainda, mas o check-in tinha encerrado...).
Passada a raiva de ter perdido o vôo por leseira,foi onde pude pensar na possibilidade de ir de bus, afinal o que seria umas 5 horas para estar com o meu amor??? Mas que puta raiva a frieza dele no fone, por fim chego e vou tentando compra a passagem pela net e não finaliza , quando por fim me lembro que durante a semana eu quebrara os cartões de crédito ao colocar no bolso da calça, aiaiai... e por fim minha mãe vem e me entrega o novo que chegara e lá vou eu desbloquear e por fim consegui viajar na última partida da noite de bus.

Enfim... , não foi o meu dia… admito!!!...Já é a segunda vez que se me deparo com tal situação…
a primeira conseguira a audacia de ser atropelada apenas no pé e por um cara que estava numa condicional... iiiiiiiiixe melhor nem recordar ....

8 de junho de 2008

Desenho de Deus...



Quando Deus me projetou ele tava realmente inspirado... olha que coisa mais linda, mais cheia de graça é essa menina que vem e que passa no doce balanço a caminho do mar, moça do corpo dourado no céu de Ipanema o seu balançado é mais que um poema...

30 de abril de 2008

Derepente eu fico rindo á toa sem saber por que

"De repente fico rindo à toa sem saber por que / E vem a vontade de sonhar de novo te encontrar / Foi tudo tão de repente, eu não consigo esquecer / E confesso tive medo, quase disse não..."

"Mudaram as estações e nada mudou... mas eu sei que alguma coisa aconteceu, tá tudo assim, tão diferente..."

Neste último mês algumas coisas mudaram, mas é como se não tivessem mudado. As coisas mudam de lugar, mudam as formas, mudam os sentimentos, as necessidades... a impressão que eu tenho é que um dia equivale a um mês e um mês a um ano. Mas nada realmente mudou. Nada de tao diferente aconteceu. Acho que quem mudou mesmo, de verdade fui eu...

É tão angustiante ter tanta coisa pra dizer, tanto sentimento pra pôr pra fora e nada conseguir expressar. Às vezes me sinto sufocada no meio de tantas sensações. Tanta coisa gritando dentro de mim e eu não consigo expressar absolutamente nada. Isso só faz crescer essa angústia, esse aperto que sinto em meu peito. É extremamente difícil lidar com isso... principalmente para mim que sempre fui acostumada a não guardar só pra mim o que eu sinto. Acontece que acabei me decepcionando muitas vezes e criando esse medo de deixar outras pessoas entrarem em meu mundo.
Se eu paro pra pensar em tudo que está me acontecendo eu fico tonta.É... eu já falei isso aqui milhares de vezes mas não dá para não voltar a repetir... o mundo dá mesmo muitas voltas e é impossível tentar decifrar o amanhã. Mas é até bom que a vida seja assim mesmo... cheia de surpresas. Porque pra quem há apenas dois anos escrevia aqui palavras tristes e não tinha assim tantos motivos para rir à toa, é bom demais se dar conta até onde a vida me trouxe e como meu coração se sente leve e feliz com todas essas mudanças...

Escrevendo nossa história...




Como perceber o exato momento em que devemos mudar nosso rumo????


Aquele momento, único, em que temos que tomar as "rédeas do destino" e escolher: "É por aqui que eu vou"


Deixar o que nos incomoda, ou quem nos incomoda. O que nos faz sofrer. Ou quem... Partir em busca do que já fomos, redescobrir nossa "cara"... Como????




"As páginas da vida são cheias de surpresas...


Há encantos e fantasias, sofrimentos e decepções...


Por isso não rasguem páginas e nem pulem capítulos.


Não se apressem em descobrir os mistérios.


Não percam as esperanças, pois muitos são os finais felizes.


E nunca esqueçam: no livro da sua vida, o autor é você!!!!"

29 de abril de 2008

Redescubro...Reaprendo... Renovo... enfim RECOMEÇO


Eu sou letra simples
Minha caligrafia sou eu
Por isso a poesia não me abandonou, nunca
Me deixou
Eu, somente eu
Escrito por mim sozinho
Ninguém mais do que eu
Minha voz, sou eu sozinho

De fato é difícil conviver assim
Com tudo aquilo que eu quero de mim
De fato é pesado ter que aceitar
Toda a realidade que sinto no ar
(Catedral)


Hoje eu estava instrospectiva, o dia todo passei refletindo em tudo o que me aconteceu nos últimos meses, poxa, eu andei tão distante de tudo até mesmo deixei de lado o meu blog querido, aqui exponho meus sonhos, alegrias, aspirações, desabafos, enfim aqui eu registro um pouco mais sobre a Lys e suas fases lunares... (mas como tenho fases, há fases de andar escondida, rs)

Esta música é perfeita para este momento :


Às vezes é melhor deixar o barco correr
Às vezes é melhor não ter o que dizer
Às vezes é melhor não confiar em alguém
Às vezes pode ser um risco a correr.


Sabe aquelas horas que são eternidades
Que trazem só distâncias e nunca a verdade.

Sabe aquele medo que não pede licença
Que te soca dormindo, sem tempo de ter reação.

Às vezes é melhor se esconder
Mas como então viver e aprender sem se machucar

Às vezes eu não quero parar de acreditar
Às vezes da uma vontade louca de parar
Às vezes eu me sinto livre e quero ir pro mar
Às vezes eu não quero nem mesmo pensar.
(Catedral)

Percebe-se que hoje o som que me embala, é do Catedral, né??

Sinto-me envolvda com a poesia... as canções deles traduzem bem o meu jeito de ser e de amar. Hum... eu sou mesmo uma mulher confusa e estranha , ás vezes até eu mesma esforço-me por compreender-me.

Fala sério!!! Essa fase pré-balzaquiana tem me transformado, hoje estava a comentar com uma amiga sobre o temivel título "balzaquiana", a entrada dos INTA, uuuuuuuuuuuiiiiiiiiiiiiiii... Enfim que venha de dentro de mim esta nova mulher.

Muitas coisas acontencendo, entre elas a melhor: eu encontrei alguém que tem me feito cada dia sentir o amor em sua essência, um alguém muito mas muito parecido comigo, então imagina o quão cabeça dura és?!! Enfim quando eu estava a deriva você surgiu e direcionou o meu barco. Coração ferido , triste e abatido, você cuidou das feridas e me mostrou que a esperança não morre, e não dá prá imaginar te perder eu amo teu amor.

Pra finalizar eu tenho uma música para você meu querido:


Sei que tudo nasceu
De uma forma que a gente
Nunca pensou
Nem imaginou
Mas quando eu te olhei
Tudo em volta parou
Eu não mais achei
Eu acreditei, eu acreditei
No amor

Eu pedi a Deus
Pra ter você perto de mim
Nunca eu pensei amor
Que era tão gostoso assim

Amar alguém
Como eu te amei, eu me entreguei
Tudo que sonhei
Uma troca de olhar
Sonhos de um verão
E a certeza que eu
Não vou te esquecer, não vou te esquecer, amor

Minha vida hoje se resume no que fui e no que serei. Amado,você é responsável por esta felicidade que tenho sentido, eu até quiz enganar o meu coração, mas foi em vão, eu só penso em te encontrar e ter seu amor por inteiro, somente para mim(uiiiii, que gulosa,rs), tudo me faz lembrar você , é impossível te esquecer, de tudo que vivi você foi mais que eu imaginei ser capaz, se ainda te restar dúvidas olhe bem para os meus olhos pra sentir o quanto sofri, eu agora sou por você e lutarei por nós , quero te fazer feliz por longos anos, meu bebezão eu te amo.





Enfim, o poema abaixo reflete o meu RECOMEÇO


Começo.
Abro portas e janelas e deixo o sol entrar.
Arrumo a bagunça dentro de mim.




Tudo em mim é recomeço.




As estradas que trilhei já não me levam aos lugares em que desejo chegar, então tomo uns atalhos e mudo de caminho.
Começo, afinal viver é começar, sempre, a cada momento




Metamoforseando-me, porque o que sou já não me convence e o que serei a Deus pertence.
Redescubro




Reaprendo




Renovo
E quando tudo for nada...
Recomeço.

10 de abril de 2008

Crash! Boom! Bang!



Crash! Boom! Bang!

Meu pai me disse para ficar longe de encrenca
"Quando você tiver encontrado seu homem,
tenha certeza de que ele é real!"
Aprendi que nada realmente dura para sempre.
Eu durmo com as cicatrizes
Eu tenho as que não irão sarar
Elas não irão sarar

Pois toda vez que pareço me apaixonar,
Crash! Boom! Bang!
Eu encontro o coração, mas então bato com a cara na parede,
Crash! Boom! Bang!
Esse é o chamado, esse é o jogo
E a dor continua a mesma.

Estou descendo esta estrada vazia para nenhuma lugar
Eu passo pelas casas e quarteirões que uma vez conheci
Minha mãe me disse para não envolver com a tristeza,
Mas eu sempre me envolvi, e Deus, ainda me envolvo
Ainda estou quebrando as regras
Eu chuto para cima, eu chuto para baixo

Pois toda vez que pareço me apaixonar,
Crash! Boom! Bang!
Eu encontro o coração, mas então bato com a cara na parede,
Crash! Boom! Bang!
Esse é o meu verdadeiro sobrenome,
E sempre foi assim
Esse é o chamado, esse é o jogo
E a dor continua a mesma

Eu ainda sinto o calor
(Vagarozamente caindo do céu)
e o sabor do beijo
Destruída pela chuva
(desmoronando por trás)
e pela selvagem guerra santa.

Eu chuto para cima, eu chuto para baixo

E toda vez que pareço me apaixonar,
Crash! Boom! Bang!
Encontro as rosas morrendo no chão,
Crash! Boom! Bang!
Esse é o chamado, esse é o jogo
E a dor continua a mesma.
Esse é o meu verdadeiro nome do meio,
E sempre foi assim
Oh yea, oh yea,
Sempre foi assim

Roxette

4 de abril de 2008

Eis que a borboleta se defaz do casulo



Hoje eu me encontrei...
Olhei para mim e não te vi.
Você não estava mais em mim.
Entendi que era eu, me despedindo de você...
de um sonho que acabou para mim...
de um passado que ficou para trás.
Sinto que é hora de voar...
Como uma borboleta, eu estou me desfazendo de
um casulo que me prendeu por um longo tempo...
Um casulo de sonhos que nunca se realizaram...
de longas esperas...por momentos que não vieram...
de desejos contidos...por um amor que não existiu...
Estou em metamorfose...
Mudança de sentimentos...
Metamorfose da alma...e do coração.
Me preparo para voar...
Me vejo ganhar asas...
Me despedindo de você...
Me despedindo da saudade...
Me despedindo do passado...
Me despedindo das lembranças...
e de tudo que senti.
Agora o casulo é seu...
Deixo para você todas as lembranças
da mulher que eu fui.
Deixo para você a saudade dos momentos...
a espera pelo que não veio...
os desejos contidos...
e o sonho não realizado...
é tudo seu...
Fique com todas as lembranças
da mulher que tanto te amou...
que te desejou com toda a força da alma...
e que foi tua, mesmo sem te ter...
Fique com tudo,
pois já não há mais lugar para isso dentro de mim...
Mudei...me transformei...
Metamorfose da alma...
Estou me libertando...
Me sinto pronta para voar...
Agora estou livre...
Livre de tudo o que me prendia ao passado...
Uma nova mulher surgindo dentro de mim...
Está sorrindo...está em paz...está Feliz!
Eu olho para ela e vejo que sou eu!
Sou eu como antes...
Sou eu voltando...
Sou eu mesma...
De volta para mim...


Autoria: Lisiê Silva

3 de abril de 2008

O que é que há

O que é que há
O que é que está se passando com
essa cabeça
O que é que há
O que é que está me faltando
Pra que eu te conheça melhor
Pra que eu te receba sem choque
Pra que eu te perceba
No toque das mãos em teu
coração
O que é que há, por que é que há
tanto tempo você não
procura meu ombro
Porque será, porque será que est fogo
Não queima o que tem pra queimar
Que a gente não ama
O que tem pra se amar
Que o sol tá se pondo
E a gente não larga
Esta angústia do olhar
Telefona
Não deixa que eu fuja
Me ocupa os espaços vazios
Me arranca desta ansiedade
Me acolhe, me acalma
em teus braços macios
O que é que há
O que é que tá se passando
Com a minha cabeça
O que é que há
Telefona
Não deixa que eu fuja
Me ocupa os espaços vazios
Me arranca desta ansiedade
Me acolhe, me acalma em teus
braços macios, macios
O que é que há
O que é que há

letrasdemusicas.com.br Esta letra foi retirada do site www.letrasdemusicas.com.br

1 de abril de 2008

Alegria alheia incomoda ....

Erva venenosa
Jerry Leiber - Mike Stoller - versão: Rossini Pinto

Parece uma rosa
De longe é formosa
É toda recalcada
Alegria alheia incomoda

Venenosa eh eh eh eh eh
Erva venenosa
É pior do que cobra cascavel
Seu veneno é cruel

De longe não é feia
Tem voz de uma sereia
Cuidado não a toque
Ela é má pode até te dar um choque

Venenosa
Erva venenosa
É pior do que cobra cascavel
Seu veneno é cruel

Se porta como louca
Achata bem a boca
Parece uma bruxa um anjo mau
Detesta todo mundo
Não para um segundo
Fazer maldade é seu ideal

Como um cão danado
Seu grito é abafado
É vil e mentirosa
Deus do céu como ela é maldosa

(Mateus 15:11) - O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem

Alegria alheia incomoda... isto é um fato!!!
Como pode??? Fico inconformada com pessoas que deixam de viver a própria vida para se ocupar com a felicidade de terceiros, eu sem hipocrisia sinto apenas pena de pessoas assim ,afinal seu interior deve ser como um sepulcro fechado, e quando vem a luz se incomodam. Sigo os ensinamentos do meu Mestre JESUS , o qual eu procuro seguir não somente em palavras mas em atitude, pois Ele nos ensinou a amar e perdoar os nossos inimigos, quando eles se levantam são para cair e prostados ficar,eu não me abato com as ofensas afinal sei quem sou e os que comigo convivem também, aos que não me conhecem e julgam-me somente lamento.
Mas o segredo da minha felicidade esta em CRISTO, ELE quem me ama e cuida de mim em Tudo, deixe o fluir na sua vida e verá o porque tenho motivos de sobrar para ser tão feliz, sou humana propicia ao erro e falhas, mas minha fé esta toda Nele.
Meu Pai celestial sendo filho de um Rei veio como carpiteiro, o Senhor capacita aqueles cujo Ele quer.É verdade sim, um dos maiores exemplos é 12 homens, a maioria pescadores, sem conhecimento algum, espalharem a mensagem de Deus para todas as nações.Porque a sabedoria vem d'Ele e nao em livros academicos, e importante mas o conhecimento e sabedoria que vem de Deus é muito mais valioso.


"Deus não chama os capacitados, mas capacita os escolhidos."

Deus abençoe a todos.

Viva e deixa o Senhor te curar alma abatida e ferida.
Eu vou bem e feliz.
Obrigada!!!

Cømø εu ηãø тεηħø ø døm dε łεя ρεηรคmεηтøร, εu mε ρяεøcuρø รømεηтεεm รεя คmigø ε ηãø รคbεя quεm é iηimigø. ρøiร ครรim, εu cøηรigø คρεятคяค mãø dε quεm mε ødεiค ε คjudคя ค quεm ηãø ƒคяiค ρøя mim ø mεรmø.

Quคηdø mε คmεi dε vεяdคdε, cømρяεεηdi quε εm quคłquεя ciяcuηรтâηciค, εu εรтคvค ηø ługคя cεятø, ηค ħøяค cεятค, ηø mømεηтø εxคтø.ε εηтãø, ρudε яεłคxคя.ħøjε รεi quε iรรø тεm ηømε... คuтø-εรтimค.Quคηdø mε คmεi dε vεяdคdε, ρudε ρεяcεbεя quε miηħค คηgúรтiค, mεu รøƒяimεηтø εmøciøηคł, ηãø ρครรค dε um รiηคł dε quε εรтøu iηdø cøηтяค miηħคร vεяdคdεร.ħøjε รεi quε iรรø é...คuтεηтicidคdε.Quคηdø mε คmεi dε vεяdคdε, ρคяεi dε dεรεjคя quε ค miηħค vidค ƒøรรε diƒεяεηтε ε cømεcεi ค vεя quε тudø ø quε คcøηтεcε cøηтяibui ρคяค ø mεu cяεรcimεηтø.ħøjε cħคmø iรรø dε... คmคduяεcimεηтø.Quคηdø mε คmεi dε vεяdคdε, cømεcεi ค ρεяcεbεя cømø é øƒεηรivø тεηтคя ƒøяçคя คłgumค รiтuคçãø øu คłguém คρεηคร ρคяค яεคłizคя คquiłø quε dεรεjø, mεรmø รคbεηdø quε ηãø é ø mømεηтø øu ค ρεรรøค ηãø εรтá ρяερคяคdค, iηcłuรivε εu mεรmø.ħøjε รεi quε ø ηømε diรรø é... яεรρεiтø.Quคηdø mε คmεi dε vεяdคdε cømεcεi ค mε łivяคя dε тudø quε ηãø ƒøรรε รคudávεł... ρεรรøคร, тคяεƒคร, тudø ε quคłquεя cøiรค quε mε ρuรεรรε ρคяค bคixø. Dε iηíciø miηħค яคzãø cħคmøu εรรค คтiтudε dε εgøíรmø.ħøjε รεi quε รε cħคmค... คmøя-ρяóρяiø.Quคηdø mε คmεi dε vεяdคdε, dεixεi dε тεmεя ø mεu тεmρø łivяε ε dεรiรтi dε ƒคzεя gяคηdεร ρłคηøร, คbคηdøηεi øร ρяøjεтøร mεgคłômคηøร dε ƒuтuяø.ħøjε ƒคçø ø quε คcħø cεятø, ø quε gøรтø, quคηdø quεяø ε ηø mεu ρяóρяiø яiтmø.ħøjε รεi quε iรรø é... รimρłicidคdε.Quคηdø mε คmεi dε vεяdคdε, dεรiรтi dε quεяεя รεmρяε тεя яคzãø ε, cøm iรรø, εяяεi muiтคร mεηøร vεzεร.ħøjε dεรcøbяi ค... ħumiłdคdε.Quคηdø mε คmεi dε vεяdคdε, dεรiรтi dε ƒicคя яεvivεηdø ø ρครรคdø ε dε ρяεøcuρคя cøm ø ƒuтuяø. คgøяค, mε mคηтεηħø ηø ρяεรεηтε, quε é øηdε ค vidค คcøηтεcε.ħøjε vivø um diค dε cคdค vεz. Iรรø é... ρłεηiтudε.Quคηdø mε คmεi dε vεяdคdε, ρεяcεbi quε miηħค mεηтε ρødε mε คтøяmεηтคя ε mε dεcερciøηคя. Mคร quคηdø ค cøłøcø ค รεяviçø dø mεu cøяคçãø, εłค รε тøяηค umค gяคηdε ε vคłiøรค คłiคdค.тudø iรรø é... รคbεя vivεя!!!

26 de março de 2008

O Encontro de dois EUS



Fazia tempo que eu não me sentia desse jeito; ele me faz bem de um maneira indescritível, e eu gosto de ficar assim. E eu que tinha perdido as esperanças descobri que tudo aquilo que um dia eu pensei ser amor, não era nada, absolutamente nada. Só uma atração e nada mais.



Imagina-te amando desesperadamente... Assim de um jeito tao derepente,


Como se te envolvesses por querer e sem querer,


... E tudo acontece como se do nada acontecesses, E tudo fizesse acontecer...


Sim..., Derepente Um olhar cativante, Que te prendesse o coracao, E que te tirasse toda a capacidade de rasciocinio,


Sim..., O ar te falta, as maos tremem, Sim queres chorar, queres rir, Mas sobre tudo nao sabes o que queres...!!! E tudo e perfeito, ao menos e o que parece, Trocam-se sorrisos e dizem-se aquelas palavras sem que as mesmas se prenunciasem, Os olhos esses fazem promessas de um amor lindo e eterno enquanto dure..... Mas tudo e ilusao nao passa de mera ilusao... O amor nao e aquele que tirou-te e sono mas fez-te sonhar sem que dormisses, Como se fosse uma facada no coracao, Doi... Quando tudo estava perfeito imperfeito ficou, O amor se foi com um outro que nao se sabe sequer dem onde veio nem para onde vai, mas que veio derepente e de ti tudo levou. So te resta chorar... Entao chora e lava o sangue que o teu coracao derrama... eu sei que a facada foi profunda...



Andei por inumeros caminhos e me perdi por diversas vezes.Estava só com minhas próprias culpas e meus insistentes enganos...
Nada fazia sentido...
Derepente...Você surgiu.
Veio de encontro com o meu coração...com minha vida...
E trouxe mais que amor...Trouxe com você o meu eu.
Me acalanta em seus braços e em seus abraços sinto-me protegida.Coloque-me quietinha em seu colo e ao pé do ouvido declare-me seu amor
E choro de felicidade.Sinto você em tudo que faço e faço tudo em seu nome porque o amor é mesmo assim
um sentimento restaurador...
e restaurastes em mim ...
EU mesma.
Como energia , o amor rompe todas as barreiras e nos liberta de nossas prisões, nos deixando frente a frente conosco mesmo, pois seu objetivo é a manisfestaçao Divina em nós.

18 de março de 2008

ASSUME QUE AMA PORRA!!!! E o autor vira o protagonista...



Que a força antiga do espírito virando convivência de amizade apaixonada
Sonho, sexo, paixão
Vontade gêmea de ficar e não pensar em nada
Planejando pra fazer acontecer ou simplesmente refinando essa amizade
Eu vou dizendo na sequência bem clichê
Eu preciso de você
(Skank)

Me sinto caminhando em um Terreno Minado
Que atire a primeira pedra quem nunca passou por esta situação: Atração pelo amigo.
Quando, de repente, percebe que está sentindo uma atração enorme por este amigo. Não é uma situação fácil. Para falar a verdade, é bem incômoda, ainda mais quando o garoto é muito amigo do seu ex.Você tenta disfarçar, conversar com outras pessoas, pensando em dar um tempo, que foi algo momentâneo e que vai passar logo – o que muitas vezes pode ser verdade...Mas o ruim é quando você percebe que a atração não passa com o decorrer do tempo. Foi-se passando as semanas e toda vez que você o vê a vontade é de se entregar literalmente ao desejo. O tesão começa a ficar mais forte do que a amizade, tentar disfarçar é uma dificuldade, e então começa o dilema: o que fazer?Em primeiro lugar nestas horas é preciso parar e perceber se é só tesão mesmo ou se o sentimento pelo amigo mudou e está virando paixão ou amor. Não é raro amores começarem na amizade – e já vi casamentos bem longos surgirem assim. Eu, aliás, sou muito adepta desta forma de se começar um romance... O problema surge quando um está apaixonado e o outro, não. Quando isso acontece é comum a amizade esfriar, pelo menos até a parte apaixonada conseguir superar o sentimento.Porém pode ser que você descubra que é realmente só atração, além de amizade, claro. É preciso estar muito tranqüila e madura para saber separar estes sentimentos, e o risco de cair na armadilha da carência é grande. Quando estamos carentes e ficamos com algum amigo é só descuidarmos um minuto e passamos a confundir a atração e o amor fraternal com amor romântico. E então o risco da amizade acabar é enorme.Para muitas mulheres é muito bom e comum transar com amigos, principalmente naqueles momentos em que estamos solteiras e bate aquela vontade básica de sexo, e elas conseguem separar muito bem uma coisa da outra. Outras já preferem se preservar e nem levantam a possibilidade de uma ficada – quando sentem atração por amigos este sentimento é completamente reprimido e trabalhado para desaparecer.Eu particularmente acredito que amigos podem ser amantes sim, mas isso depende muito do tipo e da profundidade da amizade que temos com o garoto. Por isso, quando surge atração uma boa conversa é fundamental. Caso ambos sintam a mesma coisa devem então decidir o que fazer, se levam adiante a situação e viram amantes ou se param pela amizade mesmo... Caso o desejo seja unilateral, pelo menos se sabe que é preciso trabalhar para que ele acabe ou pelo menos diminua. Uma transa mal resolvida pode acabar com uma amizade, porém, se o sexo for muito bom, você pode ter ganhado uma nova amante ou até mesmo um novo amor... Cabe a cada um analisar o que sente e os riscos que quer correr. Eu, por exemplo, gosto de arriscar todas as vezes que acho que vale a pena...E você, arriscaria?







10 de março de 2008

Tolerancia ZERO

1. Quando te vêem deitado, de olhos fechados, na sua cama, com a luzapagada e te perguntam: - Você tá dormindo?
- Não, to treinando pra morrer!
2. Quando a gente leva um aparelho eletrônico para a manutenção e otécnico pergunta:
- Ta com defeito?
- Não é que ele estava cansado de ficar em casa e eu o trouxe para passear.
3. Quando está chovendo e percebem que você vai encarar a chuva, perguntam:
- Vai sair nessa chuva?
- Não, vou sair na próxima.
4. Quando você acaba de levantar, aí vem um idiota (sempre) e pergunta:
- Acordou?
- Não. Sou sonâmbulo!
5. Seu amigo liga para sua casa e pergunta:
- Onde você está?
- No Pólo Norte! Um furacão levou a minha casa pra lá!
6. Você acaba de tomar banho e alguém pergunta:
- Você tomou banho?
- Não, mergulhei no vaso sanitário!
7. Você ta na frente do elevador da garagem do seu prédio e chega um que pergunta:
- Vai subir?
- Não, não, to esperando meu apartamento descer pra me pegar.
8. O homem chega à casa da namorada com um enorme buquê de flores. Até que ela diz:
- Flores?
- Não! São cenouras.
9. Você está no banheiro quando alguém bate na porta e pergunta:
- Tem gente?
- Não! É o cocô que está falando!
10. Você chega ao banco com um cheque e pede pra trocar:
- Em dinheiro??
- Não, me dá tudo em clips!

O que passou ... passou! Já se perdeu... já era!

Mas quase nada, não é nada. Na verdade, não sei do que me arrependo.
Quando você começa a ver tudo de um outro ângulo, de um outro ponto de vista, quando começa a se agir com a cabeça e não por impulsos de sentimentos passageiros, quando passa a raiva, o rancor, ou qualquer outro sentimento 'negativo', você consegue ver o lado bom, o lado do aprendizado.

Percebe que aquelas madrugadas de insônia na frente do computador, escrevendo sobre algo presente, escrevendo compulsivamente, e fumando também compulsivamente...não foram tão ruins.

E 'perder' alguns meses com alguém que não merecia nem um segundo, não foi na real perder. Podemos dizer que foi um tempo mal ultilizado, mas não perdido. Até porque, se não fosse esse alguém que não merecia, eu não teria aprendido o que é o tal do "amor próprio".

Estou agora em uma ''desintoxicação de pessoa não merecedora''.

Conheci as melhores pessoas da minha vida, de uma forma 'errada', mas na hora certa. E eu não me arrependo de ter conhecido essas pessoas, e outras que ja deixaram de fazer parte do meu círculo de amigos...Graças a essas pessoas eu aprendi muito, errei muito, quebrei a cara, chorei, passei dias e dias com insônia, e conheci outras pessoas.

Se não fosse essas formas erradas, essas pessoas não seriam tão importantes.

É bom dar valor a quem merece, ver cada dia como um dia pra se fazer diferente, aprender, 'fazer acontecer'. Quando tinha 17 anos tinha pressa, achava que tudo iria acabar amanhã, acha que tudo é estoque limitado, mas não, não é bem assim.
Se tem pressa pra tudo. Pra entrar em uma faculdade, pra ter uma pessoa legal ao seu lado, pra ter um emprego bacana...
E o que acontece é que acaba entrando em uma faculdade qualquer, fazendo um curso que não é bem lá o que você quer, e na hora errada, na hora que você não esta preparado pra 'aquele mundo'.
Acaba com uma pessoa só por estar, só pra dizer que tem alguém ali, e a pessoa é um bosta. Consegue aquele emprego (semi-escravo), em uma loja de roupas, ganhando pouco, trabalhando muito e reclamando no fim do mês, só pra poder agradar os pais.

Eu prefiro as coisas do meu jeito, o mundo não vai acabar amanhã pra eu querer fazer tudo hoje, tudo agora. Quero respirar, e ficar respirando por um bom tempo. Colocar as idéias no lugar pra depois fazer algo.

Chega.

3 de março de 2008

De angel a mulher



Rasgo as asas que me prendem, e me fazem anjo menina… Liberto-me da prisão dos sentidos e solto as amarras nas palavras que te escrevo… Guio-te pelos trilhos da emoção e em cada gesto, te invento…



Deito fora o sonho que me envolve e grito ao silêncio que te tenho, aqui, em mim… Nas palavras, um gemido… no olhar uma suplica… na pele o desejo… estás em cada sentido… em cada carícia e em cada beijo.



Abandono a alma á ausência que se enche de tua presença e entrego o corpo a saudade de um momento suspenso no tempo… Caminhos de fogo, traçado ao som quente de teus lábios, rios que desaguaram num mar de paixão.



Solto o meu desejo, sigo minha vontade… Prendo-te em mim…Mostro-te quem sou…



Vem beber de minha sede, beijar os lábios que te beijam e amar quem por um momento, deixou de ser anjo menina para ser mulher…perfeita nesta imperfeição de amar!

Esperança de um futuro bom

Preciso viver algo novo, que me dê esperança de um futuro bom.
Que faça meus olhos voltarem a brilhar pra coisas simples da vida.
Assim, não precisa ser encantador pra ninguém, só pra mim.
Algo que eu defenda e aposte cartas, pq vai valer a pena.
Preciso que me faça chorar, quando as lágrimas estiverem
engasgadas, e que ria comigo, mesmo que seja de nós mesmo.
Preciso de alguém. Mas não é qualquer alguém, tem que ser você.
Que me conhece mais do que eu mesma e incrivelmente não desiste nunca.
Que me entende tão perfeitamente e não se deixa enlouquecer com minha insanidade.
É você, que está tão longe e tão perto. Minha fraqueza e minha fortaleza...

Quando a gente conversa
Contando casos, besteiras
Tanta coisa em comum
Deixando escapar segredos
E eu não sei que hora dizer
Me dá um medo, que medo”

Preciso Dizer Que Te Amo – Cazuza

E a vida segue...




“Só eu sei tudo que eu vivi com você
Tudo que eu temi perder
E agora eu tenho que deixar passar
Estou esquecendo tudo que eu preciso esquecer
Mas guardarei o que é bom de você
Pra minha mente eternizar
Aprendi que o caminho mais perto está
Eu não sei o destino, mas, tenho que continuar

Tem horas que o coração sente mais
A dor de alguém que já ficou pra trás
São perdas e ganhos que sempre vem sem avisar

E assim vou buscando o melhor que há em mim
O vazio não é tão ruim
E depois sempre há outra história pra conta...”

Senhora da minhas vontades e dona de mim.


Que venha essa nova mulher de dentro de mim,
Com olhos felinos felizes e mãos de cetim
E venha sem medo das sombras, que rondam o meu coração,
E ponha nos sonhos dos homens
A sede voraz, da paixão
Que venha de dentro de mim, ou de onde vier,
Com toda malícia e segredos que eu não souber
Que tenha o cio das onças e lute com todas as forças,
Conquiste o direito de ser uma nova mulher
Livre, livre, livre para o amor....quero ser assim, quero ser assim
Senhora das minhas vontades
E dona de mim livre, livre, livre para o amor, quero ser assim,
Quero ser assim, senhora das
Minha vontades e dona de mim....
Que venha de dentro de mim, ou de onde vier,
Com toda malícia e segredos que eu não souber
Que tenha o cio das corças e lute com todas as forças,
Conquiste o direito de ser uma nova mulher
Livre, livre, livre para o amor quero ser assim, quero ser assim,
Senhora das minhas vontades
E dona de mim livre, livre, livre para o amor, quero ser assim,
Quero ser assim, senhora das
Minhas vontades e dona de mim....
Que venha essa nova mulher de dentro de mim
Que venha de dentro de mim ou de onde vier
Que venha essa nova mulher de dentro de mim


( Simone )

Procurei a Felicidade em cada canto que pude, fui encontrá-la num açude bem lá dentro de mim.

22 de fevereiro de 2008

Coragem by Fernando Pessoa

Citando um dos poemas de um dos poetas preferido, Fernando Pessoa...

Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todas as incompreensões e períodos de crise;
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e tornar-se um autor da própria história.
Mas para isto, é preciso coragem...
Quantas vezes somos infelizes porque caímos na apatia.
Não fazemos nada para mudar a nossa vida, nem nos esforçamos por nos mudar a nós próprios...
Estagnamos, que nem as águas paradas dos pântanos...
Temos pena de nós próprios, a vida torna-se um enorme tédio e nada fazemos para a mudar, porque achamos que não somos capazes, ou que nem vale a pena tentar!
Para mudar é preciso coragem...
Coragem de romper com o presente...
Coragem de assumir o que está mal...
Coragem de cortar com o passado, sem ressentimentos...
Coragem de ir à luta...
Coragem de ultrapassar os medos...
Coragem de passar para uma nova étapa da vida e encará-la de frente, sem esquecer os ensinamentos da anterior...
Coragem!

21 de fevereiro de 2008

Eu e Eu

Tem dias e DIAS
Um dia sua personalidade está em pólos, tão distante e tão diferentes...
Dias de gelo, dias quentes...
Tem dias que me sinto forte...
Tem dias que me sinto menos gente...
Tem dias em que tudo faz sentido...ate esta página
Mas tem dias em que nada...NADA-NADA
Tem dias em que acho o corpo muito pequeno pra minha alma...
Sinto-me sufocada, presa...apertada...
Tem dias que eu acho que a alma é muito pequena...
E me sinto perdida, em mim mesma, e nada vale a pena...
Tem dias que me sinto velha demais...
Tem dias que me sinto nova demais...
Tem dias que não tenho amigos...
Tem dias que não me importo com isso...
Tem dias que eu PRECISO de abrigo...
Um colo, um ombro, um porto,, um lugar, nem que seja no galho de uma árvore, pra poder sossegar...refletir
Tem dias em que eu quero sumir...
E tem dias que quero ser visível...
Tem dias que eu me sinto a melhor pessoa do mundo...
Ajudar, me faz bem, aconselhar, me faz bem...
Tentar diminuir a dor de alguém, me faz bem...
Mas tem dias que, 100 pessoas que eu ajudo,
São só, apenas, 100 pessoas comparado ao resto do mundo...
Tem dias que me sinto inútil...
Tem dias que a tristeza é algo tão banal, e sem explicação...
E tem dias que sorrir não é a melhor solução...
Tem dias que, para relaxar, me basta incensos, ou dedilhar meu violão...
Mas tem dias que não...
Me reprimo, me humilho, me ponho de castigo, me bato, me xingo...
Depois me culpo, por tudo aquilo...
Depois me peço desculpas...
E talvez volte a sorrir pra mim...
Hoje...
Hoje é um dia...
Não só, mais um dia na minha vida...
Estou com problemas...e sei que problemas todos temos...certo?
Mas, sabe aquele dias que, você queria ter um controlo-remoto, pra parar a sena da vida real...?
Como, seus pais discutindo...ou, palavras rudes, ou tapas...ou até mesmo pra evitar que chegue até você...
Poder mudar de canal!
Pois é...
Tem dias que apanhar, me faz bem...
Me sinto importante, como se eles se importassem comigo....mas
Mas tem dias que isso...
Que apanhar faz com que eu me sinta uma criança, uma menina..
Ou, uma mulher adulta, que ainda é tratada como “muleca”...
E eu me sinto menos gente...
Entende?
Você entenderia, se eu falasse que;
Tem dias que eu morro...
Tem dias que eu vivo...[re-vivo]
Entenderia isso?
Que as vezes eu vejo tudo colorido...
E que adoro isso, mas
Tem dias que colorido é uma diga...que não ter cor, me faz melhor...
Que o colorido parece não ter sentido..
Da lágrima vermelha, ao céu verde...
Entende?
Que tem dias que preto e branco, cega,,,
E em outro, mostra claramente...
É, acho que hoje, me sinto menos gente...
e que acho isso deprimente, comparado a “dor do mundo
da fome, a miséria aos caos...e que me sinto ridícula...
que eu sei que minha dor não é a maior do mundo...

que eu consigo mudar tudo...
mas tem dias que não sei como...ainda que eu consigo..se soubesse
entende?
Tem dias que, um voluntariado, sorrisos de crianças, abraços..isso me faz um bem enorme....
As vejo, e vejo a esperança do mundo....
Mas tem dias que as olho..queimada, ou sem um braço, ou visão, e sei que foram deixadas e sinto dor...
Entende?
Que tem dias que, tudo tem um outro lado...
E que até um abraço que deveria ter amor...me da uma pena...
E é ridículo sentir pena...

Dias...esses dias...
Já não sei, que dia é amanhã....
Dia de alma pequena ou de alma sufocada em corpo...
Dia que serei forte...ou fraca...
Que serei sensata...ou infantil...
Seja lá, qual for o dia de amanhã...
Estarei apenas....apenas comigo...
Eu e eu...
E tem dias que isso é horrível
Entende?

Imparável

Não suporto quando não me controlo...
Quando deixo transparecer as minhas emoções...
Quando ajo irracionalmente...
Sei que erro, mas sou assim...
Quero controlar, ser adulta...
Mas não consigo deixar de ser transparente...
Será que um dia cresço?...
Será que um dia vou deixar de me magoar?...
Será que um dia ,vou aprender a representar?...
Será que um dia vou parar de me prejudicar?...
Não suporto quando não me controlo...
Mas é como uma explosão dentro de mim...
Imparável...
Os outros fingem...
Os outros calam...
Eu também consigo,mas quando mexe com o coração...
Aí,é imparável!

Aprendendo a defender-me

Quando alguém se cruza no nosso caminho, traz sempre uma mensagem.Encontros fortuitos, são coisa que não existe.Mas o modo como respondemos a esses encontros determina se estamos á altura de receber a mensagem".

Acredito verdadeiramente nesta afirmação...
Considero que todos os que se tem cruzado comigo, ao longo da minha vida, me tem sempre ensinado algo...
Uns trazendo-me coisas boas, outros mostrando-me como o ser humano é mesquinho...
Aliás, todos nós temos um lado bom e um lado mau...
A diferença está apenas na forma como utilizamos cada um desses lados...
Uns, passam pela vida, exercendo predominantemente o mal...
Outros, pelo contrário, tem prazer em praticar o bem...
E cada um de nós, consoante as circunstancias, é capaz de ser ora extremamente humano,ora totalmente animalesco...

Pois é, e sinceramente ,acho mesmo que os que tem agido mal comigo, me ensinam mais, muito mais sobre a vida!

Há um ano atrás ,entreguei-me a alguém, na sua plenitude...
Só assim considero que vale a pena a entrega...
Não sou pessoa de meios termos...
Nos sentimentos, acho que isso não existe...
Ou pelo menos para mim, relações mornas ,não me interessam...
Têm de me fazer sentir VIVA...

Isto para dizer, que acho que essa pessoa não estava á altura de receber o que tinha para lhe dar...
Não soube receber a mensagem...
Assustou-se, acobardou-se...
Pois é, aprendi muito...
Aprendi que, mesmo aqueles que á partida parecem capazes de sentimentos genuinos e intensos, nem sempre são capazes de se doar, de se entregar...
Defendem-se...
E é com pessoas assim que vou aprendendo...
A defender-me!

20 de fevereiro de 2008

Relicário

Cássia Eller

É uma índia com colar
A tarde linda
Que não quer se pôr
Dançam as ilhas sobre o mar
Sua cartilha tem o "A"
De que cor?...

Que está acontecendo?
O mundo está ao contrário
E ninguém reparou
O que está acontecendo?
Eu estava em paz
Quando você chegou...

E são dois cílios em pleno ar
Atrás do filho vem o pai e o avô
Como um gatilho sem disparar
Você invade mais um lugar
Onde eu não vou...

O que você está fazendo?
Milhões de vasos
Sem nenhuma flor
O que você está fazendo?
Um relicário imenso deste amor...

Corre a lua, porque longe vai?
Sobe o dia tão vertical
O horizonte anuncia
Com o seu vitral
Que eu trocaria a eternidade
Por essa noite...

Porque está amanhecendo?
Peço o contrario
Ver o sol se por
Porque está amanhecendo?
Se não vou beijar seus lábios
Quando você se for...

Quem nesse mundo
Faz o que há durar
Pura semente dura
O futuro amor
Eu sou a chuva
Prá você secar
Pelo zunido da suas asas
Você me falou...

O que está você dizendo?
Milhões de frases
Sem nenhuma cor, oh! oh! oh!
O que você está dizendo?
Um relicário imenso deste amor...

O que você está dizendo?
O que você está fazendo?
Porque que está fazendo assim?
Está fazendo assim!...

Por Enquanto

Cássia Eller

Mudaram as estações
Nada mudou
Mas eu sei que
Alguma coisa aconteceu
Tá tudo assim
Tão diferente...

Se lembra quando a gente
Chegou um dia a acreditar
Que tudo era pra sempre
Sem saber
Que o pra sempre
Sempre acaba...

Mas nada vai
Conseguir mudar
O que ficou
Quando penso em alguém
Só penso em você
E aí, então, estamos bem...

Mesmo com tantos motivos
Pra deixar tudo como está
Nem desistir, nem tentar
Agora tanto faz
Estamos indo
De volta pra casa...

Encerando Ciclos...Tudo o que chega, chega sempre por alguma razão.



Sempre é preciso saber quando uma etapa chega ao final...
Se insistirmos em permanecer nela mais do que o tempo necessário, perdemos a alegria e o sentido das outras etapas que precisamos viver.
Encerrando ciclos, fechando portas, terminando capítulos. Não importa o nome que damos, o que importa é deixar no passado os momentos da vida que já se acabaram.
Foi despedida do trabalho? Terminou uma relação? Deixou a casa dos pais? Partiu para viver em outro país? A amizade tão longamente cultivada desapareceu sem explicações?
Você pode passar muito tempo se perguntando por que isso aconteceu....
Pode dizer para si mesmo que não dará mais um passo enquanto não entender as razões que levaram certas coisas, que eram tão importantes e sólidas em sua vida, serem subitamente transformadas em pó. Mas tal atitude será um desgaste imenso para todos: seus pais, seus amigos, seus filhos, seus irmãos, todos estarão encerrando capítulos, virando a folha, seguindo adiante, e todos sofrerão ao ver que você está parado.
Ninguém pode estar ao mesmo tempo no presente e no passado, nem mesmo quando tentamos entender as coisas que acontecem conosco.
O que passou não voltará: não podemos ser eternamente meninos, adolescentes tardios, filhos que se sentem culpados ou rancorosos com os pais, amantes que revivem noite e dia uma ligação com quem já foi embora e não tem a menor intenção de voltar.
As coisas passam, e o melhor que fazemos é deixar que elas realmente possam ir embora...
Por isso é tão importante (por mais doloroso que seja!) destruir recordações, mudar de casa, dar muitas coisas para orfanatos, vender ou doar os livros que tem.
Tudo neste mundo visível é uma manifestação do mundo invisível, do que está acontecendo em nosso coração... e o desfazer-se de certas lembranças significa também abrir espaço para que outras tomem o seu lugar.
Deixar ir embora. Soltar. Desprender-se.
Ninguém está jogando nesta vida com cartas marcadas, portanto às vezes ganhamos, e às vezes perdemos.
Não espere que devolvam algo, não espere que reconheçam seu esforço, que descubram seu gênio, que entendam seu amor. Pare de ligar sua televisão emocional e assistir sempre ao mesmo programa, que mostra como você sofreu com determinada perda: isso o estará apenas envenenando, e nada mais.
Não há nada mais perigoso que rompimentos amorosos que não são aceitos, promessas de emprego que não têm data marcada para começar, decisões que sempre são adiadas em nome do "momento ideal".
Antes de começar um capítulo novo, é preciso terminar o antigo: diga a si mesmo que o que passou, jamais voltará!
Lembre-se de que houve uma época em que podia viver sem aquilo, sem aquela pessoa - nada é insubstituível, um hábito não é uma necessidade.
Pode parecer óbvio, pode mesmo ser difícil, mas é muito importante.

Encerrando ciclos. Não por causa do orgulho, por incapacidade, ou por soberba, mas porque simplesmente aquilo já não se encaixa mais na sua vida.
Feche a porta, mude o disco, limpe a casa, sacuda a poeira. Deixe de ser quem era, e se transforme em quem é. Torna-te uma pessoa melhor e assegura-te de que sabes bem quem és tu próprio, antes de conheceres alguém e de esperares que ele veja quem tu és..
E lembra-te:
Tudo o que chega, chega sempre por alguma razão

Fernando Pessoa

15 de fevereiro de 2008

Felicidades minha amada

Feliz Dia Especial!

Se hoje sou alguém,
tenha certeza de que me espelhei em você...
Procurarei sempre honrar todo o seu sacrifício...
Para que jamais possa achar que não valeu a pena!
E mais ainda LN ... Retransmitirei aos meu filhos,
todos os seus ensinamentos.
Peço hoje a Deus que o recompense por tudo!
Que mantenha sempre assim...
Alegre, e cheia de amor para dar...
Mas acima de tudo uma bençao do Senhor... Com saúde,
para muitos de seus sonhos ainda poder realizar.
Hoje tia, mais do que nunca quero te dizer:
Você foi e é o melhor Tia do mundo!
Orgulho-me de ser a sua continuidade...
E que meu coração está explodindo de tanto amor... POR VOCÊ!

RENOVANDO MINHA ALMA... EU PRECISO DE TI SENHOR!!!

Preciso de ti
Preciso do teu perdão
Preciso de ti
Quebranta meu coração
Como a corça anseia por águas assim tenho sede
Como terra seca assim é a minha alma
Preciso de ti

Distante de ti Senhor não posso viver
Não vale a pena existir
Escuta o meu clamor
Mais que o ar que eu respiro
Preciso de ti

Não posso esquecer
O que fizeste por mim (fizeste por mim)
Como alto é o céu
Tua misericórdia é sem fim
Como um pai se compadece dos filhos assim tu me amas
Afasta as minhas transgressões
Preciso de ti (senhor)

E as lutas vêm tentando me afastar de ti
Frieza e escuridão procuram me cegar
Mas eu não vou desistir
Ajuda-me Senhor
Eu quero permanecer contigo até o fim

Preciso de ti
Preciso de ti
Preciso de ti
Preciso de ti
Eu preciso tanto de ti.

Se o meu povo que se chama pelo meu nome
Se humilhar e orar e me buscar e se converter dos seus maus caminhos.
Então eu ouvirei dos céus. perdoarei seus pecados
E sararei a sua vida.

Eu é que sei que pensamentos que tem sobre vós, diz o senhor
Pensamentos de paz e não de mal para buscar o fim que desejais.
Então me envocareis, passareis a orar em mim e eu vos ouvirei.
Buscarme-eis e me encontrareis quando me buscardes de todo o vosso coração. serei achado de vós diz o senhor e farei mudar a vossa sorte.

Preciso de ti (precisamos de ti a cada instante)
Preciso de ti (precisamos senhor) preciso de ti... preciso de ti...

Chegares a Deus e Ele (Ele) se chegará ao vós outros.
Purificai as mãos pecadores e vós que sois de ânimo dobre
Limpai o coração. aflinjir-vos, lamentai e chorai.
Converta-se, o vosso riso em pranto e a vossa alegria em tristeza.
Humilhai-vos! humilhai-vos!
Humilhai-vos na presença de Deus e Ele vos exaltará.



Você pode levantar as suas mãos aos céus e dizer:
Senhor, eu preciso de ti. olha pra dentro de mim. oh deus!
O senhor que conhece o meu coração.
Sabe senhor todos os meus caminhos por maiores que sejam as minhas necessidades senhor. o que eu mais preciso é de ti senhor.

Não são de carros nem de mansões muito dinheiro fama não...não é nada disso eu eu preciso,tanto vazio e solidão tenho vivido distante de ti...do que adiante ser conhecido ter uma saúde uma beleza exterior...ter vida cheia de aparências religiões idades e tradições me afastam tanto de ti senhor...pra que tanta mentira e falsidade mascaras no meu rosto me fazem morrer por dentro sou vazio fedendo como um sepulcro caiado...vem mudar meu interior...arrancar a sujeira o vazio senhor preenche minha vida preciso de ti,preciso de ti preciso,preciso da tua alegria da tua vida da tua satisfação eu preciso de ti mais do que tudo preciso de ti...so tu es minha fonte de vida...atrai-me senhor, atrai-me ao relacionamento intimo e sincero com ti...atrai-me atrai-me senhor...atrai meu coração para ti...para ti...preciso de ti...preciso de ti...preciso de ti...

14 de fevereiro de 2008

Indecisão...

CA6BKL69.jpg


A mala está pronta...

Talvez amanhã, ao acordar, o meu coração me diga se devo partir ou ficar.
Estou dividida. Tenho a mesma vontade de te ver como a de deixar ficar tudo assim, arrumadinho na memória...como até hoje.

Eu sei que me queres aí. Sei que me queres ver...rever e reviver. Mas até que ponto se pode pegar numa história passada e colocá-la no nosso presente com a mesma intensidade?

Sei que as lembranças te pregam partidas. Acontece-me o mesmo. De quando em vez, do nada, vens-me à memória. E volto lá atrás, a uma época em que o destino nos colocou no mesmo caminho. Mas foram dias, apenas dias....e vejo-te a tocares a tua viola para mim, o teu dedilhar de emoção que tanto me enternecia. E ouço-te a cantar um fado. Até hoje, vê tu, quando ouço um fado me comovo, e penso em ti. Foste tu que me ensinaste a gostar.
Vejo-te de novo comigo e em mim. Vejo de novo a praia à noite, o teu toque, o teu olhar da cor do mar que te pôs na minha jornada. Recordo o teu sorriso, sempre suspenso...como tudo o que estávamos a viver. Recordo o teu cheiro. Acreditas? O teu cheiro que ficava entranhado na minha pele... E foi tão pouco tempo!

Como pode ficar alguem preso a nós, quando passou de raspão na nossa vida? Há as pessoas que são partes de nós, há as outras que partem de nós...e nós partimos, um do outro, tu para viveres uma vida, eu outra. Inevitavelmente as nossas partes partiram-se e partiram.


Olha para nós, agora. Ainda a lembrar um do outro. Olha para nós agora que tão poucas vezes nos falamos e vem assim um desejo de nos perdermos outra vez. Olha para ti agora a ligares, uma vez mais, a dizeres-me: vem. A fazeres o que sempre fazes quando a vida te maltrata...quando num misto de carinho e saudade pensas em mim. E eu sempre a dizer que não, que não posso, que não devo. Sempre a recusar... mas sem nunca ter coragem para te mentir e dizer que não quero.

E continuamos assim, de longe, a gostar devagarinho. Um gostar de criança que nunca aprendeu a amar...

E olha para mim agora, outra vez, a ponderar se devo ou não ir. Se quero ir ou não.
Por medo. Medo que depois a memória não continue com este carinho, que se altere depois de te ver outra vez. Olha para mim, agora. Dividida entre a vontade e o medo.

Não sabias, pois não? Nunca soubeste que aqui dentro pudesse existir o medo. Viste-me como mulher altiva, sempre. Mulher que corria pelos desejos sem reparar nos olhares que criticavam pela inveja de não terem a mesma coragem. Mulher corajosa. E hoje, olha para mim....sem saber se pego na mala e parto, para ir aí, ter contigo.
Como me verás agora? Aquela que conheceste só deixou aqui um bocadinho. E como estarás tu agora?
E se me perco? E se não quero mais voltar?

Talvez amanhã já saiba...hoje, rodopiam os pensamentos em mim. Gosto-te. Tu sabes. Será este gostar suficientemente forte para arriscar a transformação de memórias?
E se tudo for de novo perfeito demais?

Talvez amanhã, ao acordar, saiba se devo e se quero partir. Hoje não. Hoje não sei...

Acreditei em meias verdades


Sinto-me desiludida. É bem feito, se estou desiludida é porque primeiro me iludi... e nem acho que ainda tenha idade para essas merdas.
A intuição lá vai dizendo para ficar longe...mas sabe-se lá porquê a vontade de estar perto vai aumentando.
Ouvem-se as palavras meigas, a voz nas noites frias, os sorrisos...depressa o ser humano se habitua às coisas boas.
E dizem-nos que são diferentes, para não estarmos à defesa, para darmos uma oportunidade a nós mesmos de sermos felizes... pois sim.
Há portas que se deviam manter para sempre trancadas.
Fogo de palha.

A máscara cai... no instante seguinte existe nada, fica apenas a desilusão. A tristeza por termos mesmo acreditado que alguem podia ser diferente. Mas não é. Ninguem é diferente.
Não existem milagres, nem principes, nem felicidade plena. Existe nada...


E pior de tudo é que se sofre por quem menos vale a pena...ficamos tristes com quem nunca mereceu este nó na garganta. Ficamos tristes por termos acreditado.


Para sempre não existe. Tanto nas coisas boas como nas más. Depois da desilusão vem a raiva por termos sido ingénuas ou inocentes, depois da raiva virá a saudade...depois da saudade virá nada.
Até ao dia em que o nada seja de novo preenchido pela ilusão...e quem sabe aí se volte a acreditar, mesmo que por um breve instante do tempo, que alguem pode mesmo ser diferente. E o nada será tudo outra vez...voltaremos a acreditar nesse "para sempre", que não existe.


Nem sei que faço aqui.
Vou sair, esquecer, beber, rir...dormir
Vou acordar com um dia fantástico para viver... de rosto erguido e o coração um pouquinho mais amargo, até ao dia em que gestos o adocem outra vez.


E aos poucos, vou perdendo a fé nas palavras dos homens... diz-se o que não se faz, o que não se quer e nem o que realmente se deseja. Tudo podia ser tão facil...tão sem fingimento.

13 de fevereiro de 2008

Esquecidos e absorvidos pela terra

Tem certas noites que o sono não vem e o travesseiro se transforma numa tábua que rebate os pensamentos de volta para minha cabeça. É a ansiedade me chacoalhando enquanto o emprego não aparece. Esperar não é das tarefas mais fáceis. Mandei meu currículo para trocentas empresas e sigo aguardando contatos. E para fazer essas férias (forçadas) valerem a pena, venho me dedicando ao ócio cultural, preenchendo meu tempo livre com leituras, cinema, barzinhos, shows, pequenas viagens... Uma maneira de manter a mente em ebulição e estocar idéias para os desafios futuros. Afinal, quem vive da criatividade e das palavras encontra suas ferramentas em toda a parte. E é exatamente por isso que sigo sorrindo, cantando, escrevendo, planejando, crescendo... Com algumas horas insones, é verdade, mas acreditando que o melhor está para chegar.

Plantar e Germinar


"Uma coisa é colher, outra coisa é plantar.
Colher é receber, plantar é dar.
Não deixe que a vontade de colher
Estrague o momento de plantar"
"No final, tudo é uma questão de amor da humanidade. Na raiz da liberdade está o amor. Nosso desafio é aprender a amar nesse mundo. A maioria de nós fica atônita quando sente amor. Acho que ficamos atônitos porque descobrimos, para nossa surpresa, que amar não é como pensávamos que era, nem como os filmes nos mostram. É diferente, é mais rico. É muito trabalhoso e muito caótico. Ele vira seu mundo de cabeça para baixo. Ele destrói muitos de nossos sistemas de crenças e preconceitos. Mas o amor também inspira a confiança de assumir riscos uns com os outros. Só que você não sabe o que a confiança leva uma outra pessoa a fazer. E amor tem a ver com coragem. Temos coragem de sorrir para alguém que econtramos pela primeira vez? A coragem de ser amigável e caloroso. A coragem de se aventurar em território desconhecido e encontrar outras pessoas, com bom senso e uma mente clara e desperta."

12 de fevereiro de 2008

Divinamente Mulher

COISAS QUE SÓ UMA MULHER CONSEGUE:

1 - Fingir naturalidade durante um exame ginecológico.
2 - Usar o poder de uma calça jeans para rediagramar a estrutura do corpo.
3 - Ter crise conjugal, crise existencial, crise de identidade, crise e nervos

4 - Ser mãe solteira, mãe casada, mãe separada, mãe do marido.
5 - Lavar a calcinha no chuveiro. E depois pendurá-la na torneira, para horror do sexo masculino.
6 - Rasgar a meia na entrada da festa.
7 - Sentir-se pronta para conquistar o mundo, quando está usando um batom novo!

8 - Chorar no banheiro, e ficar se olhando no espelho para ver qual melhor ângulo.

9 - Achar que o seu relacionamento acabou, e depois descobrir que era tudo tensão pré-menstrual. (Esta é perfeita!!!!)
10 - -Nunca saber se é para dividir a conta, ou se é para ficar meiguinha.
11 Dizer não, para ele insistir bastante, e aí ter que dizer sim!


SÓ AS MULHERES ENTENDEM:


1 - Por que é bom ter cinco pares de sapatos pretos.
2 - A diferença entre creme, marfim, e bege claro.
3 - Achar o homem ideal é difícil, mas achar um bom cabeleireiro é praticamente impossível.

E O TÓPICO NÚMERO UM QUE SÓ AS MULHERES ENTENDEM:
1 - As outras mulheres!

ORAÇÃO DAS MULHERES:

Querido Deus, Até agora o meu dia foi bom: não fiz fofoca, não perdi a paciência, não fui gananciosa, sarcástica, rabugenta, chata e nem irônica.
Controlei minha TPM, não reclamei, não praguejei, não gritei, nem tive ataques de ciúmes.
Não comi chocolate. Também não fiz débitos em meu cartão de crédito (nem do meu marido) e nem dei cheques pré-datados.Mas peço a sua proteção, Senhor, pois estou para levantar da cama a qualquer momento... Amém!

11 de fevereiro de 2008

A Cançaõ do dia

De mãos atadas, de pés descalços
Com você meu mundo andava de pernas pro ar
Sempre armada, segui seus passos
Atei seus braços pra você não me abandonar

Já nem lembro seu nome, seu telefone eu fiz questão de apagar
Aceitei os meus erros, me reinventei e virei a página
Agora eu tô em outra....

Tô nem aí, Tô nem aí...
Pode ficar com seu mundinho, eu não tô nem aí
Tô nem aí, Tô nem aí...
Não vem falar dos seus problemas que eu não vou ouvir

Boca fechada, sem embaraços
Eu te dei todas as chances de ser um bom rapaz
Mas fui vencida pelo cansaço, nosso amor foi enterrado e descansa em paz

Já nem lembro seu nome, seu telefone eu fiz questão de apagar
Aceitei os meus erros, me reinventei e virei a página
Agora eu tô em outra...

Tô nem aí, Tô nem aí...
Pode ficar com seu mundinho eu não tô nem aí
Tô nem aí, Tô nem aí...
Não vem falar dos seus problemas que eu não vou ouvir

Tô nem aí, Tô nem aí , pode ficar com seu mundinho eu não to nem aí

Tô nem aí, Tô nem aí, não vem falar dos seus problemas que eu não vou ouvir


Máscaras sempre caem

Todos nós as usamos. São assim uma espécie de lente de aumentar, servem para evidenciar alguma coisa que se queira mostrar bem, de tal forma que até pareça maior do que aquilo que é. É muito útil, porque ao mesmo tempo que exaltamos o que queremos mostrar, também nos protegemos, e até escondemos aquilo que temos de menos bom.

Há pessoas que andam sempre mascaradas. Pelo sim pelo não. E assim exibem orgulhosamente a máscara que as torna pessoas de grande virtude, a máscara que evidencia a sua grande inteligência, a máscara que faz delas uma grande simpatia, a máscara que dá provas da sua grande competência, a máscara que as dota de uma grande sensibilidade e de um amor ao próximo – e a Deus – muito, mas mesmo muito grande.

Às vezes caem as máscaras. Quando isso acontece é uma tristeza, porque quase sempre, caídas elas, vamos a ver quem está por trás e a única coisa que encontramos é…

… uma pessoa pequena.








Você com seu jeito carinhoso, romântico deixou transparecer.
Em sua mascara tanta carência.
Tinha como um pedido de socorro mudo de ama-me
Um lado de menino crescido implora-me por ajuda
Assim conseguiu levar-me para você

E fui totalmente inteira ao seu encontro dando todo meu coração a você
Viajei em seu carinhos, suas palavras dócil
Fiz delas a minha veste onde acabei totalmente nua
Recheei você com a minha doçura, e te busquei a lua
O meu sentimento jogou na rua
De suas mentiras.

Dane-se você quis brincar com quem tanto lhe queria
Não deu valor ao meu amor.
Mas ainda há de achar alguém para zombar de seu amor
Você se sentirá pequeno, vazio e humilhado.
Sem ninguém para te confortar.
E verá a solidão com os braços abertos
Envolve-lo em abraço frio, gelado e doentio.
Dando em seus lábios o beijo da dor.






Foi você quem quis assim, não me deram o direito de escolha
Mas... você sim podia escolher entre me amar ou me jogar fora
Até que você tentou se livrar de mim o destino traiçoeiro
Devolveu-me a você como se eu fosse uma mercadoria indesejável
Amor será que sabe o que significa?
Sentiu isso de verdade por alguém?
Não... não pode saber! Não dever nunca ter amado de verdade.
Veja a felicidade bateu em sua porta muitas vezes
E abriu somente para mandar ela embora.

Não pode impedir que eu seja feliz, não quero terminar os meu dias como você
Sem amor, sem felicidade e sem ninguém.
O que me importa você! Não me diz nada
Esta infeliz não é culpa minha.

E sim desse seu coração vazio e maldoso
Não me importa se esta sofrendo nunca se importou
Com o que eu sentia
Nunca esteve presente nos momentos que mais precisei do seu carinho
Uma palavra amiga, para segurar minhas mãos como apoio.

Se estava sofrendo não era importante para você,
Há tive você sim para me condenar, julgar, me humilhar.
Pelos meus erros e meus fracassos e isso te deixava bastante feliz
Agora estas ai no seu mundinho sem graça medíocre
Vivendo apenas por viver, seu único amigo é seu passado negro
Não pode acusar ninguém por isso culpe-se a ti mesmo
O caminho que seguiu e escolheu foi o mais fácil não fazia parte
Dessa sua caminhada Não preciso de você, não quero nada de você.

E não merece nada de mim apenas quero que me deixe viver
Te-la como a um espelho não podia
Por isso com toda a minha fúria lancei-o contra a parede
Onde seus exemplos se espatifaram em pedacinhos para o chão

10 de fevereiro de 2008

Só...Solidão

Estou rodeada de pessoas, mas me sinto como se estivesse sozinha
Olho para cada rosto e vejo neles um sorriso em seus lábios.
Meu corpo esta ali presente, mas a minha alma vagueia para bem longe dali.
Tem horas que pareço estar em off. E fujo de todos com os meus pensamentos
Quando volto a mim tento disfarçar para que ninguém notar.
Meus olhos me traem sem remorso,

Mostra a todos a toda a dor que ele carrega.
Não posso mais continuar assim com o coração dilacerado
Partido em sofrimento e saudade.
Não quero e não devo sentir isso solitariamente por um
Amor de mentiras enfeitado de falsidade embrulhado
Com a sua enganação.

Tentei passar por cima da tua frieza mas acabei me afundando
Na sua arrogância
Debati-me, gritei por seu nome e acabei morrendo na sua indiferença

Solidão não é a falta de gente para conversar, namorar, passear ou fazer sexo... Isto é carência!
Solidão não é o sentimento que experimentamos pela ausência de entes queridos que não podem mais voltar... Isto é saudade!
Solidão não é o retiro voluntário que a gente se impõe, às vezes, para realinhar os pensamentos... Isto é equilíbrio!
Solidão não é o claustro involuntário que o destino nos impõe compulsoriamente... Isto é um princípio da natureza!
Solidão não é o vazio de gente ao nosso lado... Isto é circunstância!
Solidão é muito mais do que isto...
Solidão é quando nos perdemos de nós mesmos e procuramos em vão pela nossa alma.




Há momentos em que a solidão dói demais.
Em mim mesma, não consigo encontrar as respostas que tanto procuro.
Deixaste-me sem rumo, sem mim, sem nada.
Acreditei que eras tu, que eras diferente, que me respeitavas.
Fizeste-me crer que nunca me magoarias intencionalmente.
Confiei. Amei. Ceguei.
E perdi. O meu amor próprio. A minha vida.
Nem uma palavra. Nem um adeus.
Nada.
Por quê?
Se ao menos conseguisse entender.


"Eu hoje tive um pesadelo E levantei atento, a tempo Eu acordei com medo E procurei no escuro Alguém com o seu carinho E lembrei de um tempo Porque o passado me traz uma lembrança De um tempo que eu era ainda criança E o medo era motivo de choro Desculpa pra um abraço, um consolo Hoje eu acordei com medo Mas não chorei nem reclamei abrigo Do escuro, eu via o infinitoSem presente, passado ou futuro Senti um abraço forte, já não era medo Era uma coisa sua que ficou em mimE que não tem fim De repente, a gente vê que perdeu Ou está perdendo alguma coisaMorna e ingênua que vai ficando no caminho Que é escuro e frio, mas também bonito porque é iluminado Pela beleza do que aconteceu há minutos ou anos atrás"(POEMA by CAZUZA)


Porque eu, ignorar-te-ei com o mesmo afinco

Sou eu a única a surpreender-me negativamente com as pessoas? Sou eu a única a aparvalhar de estupefação perante as coisas? Sou eu a única a chorar de raiva por quem detesto? Serei eu a única que ainda não aprendeu, e que no fim sai sempre magoada?

Porque hei-de continuar sempre a dar o benefício da dúvida, porque não é isso que magoa, e porque não mo vais levar na enxurrada de coisas a esquecer, e nem o vais encobrir com a carapaça dura que moldas com a tua presença; porque hei-de continuar a gostar das coisas boas da vida; porque vou ser capaz de esquecer e não olhar para trás sequer!, desaparece da minha vida. Não te atrevas a vir, a estar, a ser. Guarda os sorrisinhos hipócritas contigo. Guarda as vontades poucas para ti e para quem mais te quiser. Porque eu, ignorar-te-ei com o mesmo afinco com que se despreza a ponta do cigarro fumado que se calca no passeio. E a raiva há-de morrer bem depressa, juntamente com o afogar da lembrança de que em tempos desperdicei o meu sorriso, as minhas horas, a minha felicidade, contigo.

AU REVOIR


Custa, não custa?
Tomar uma decisão, quero eu dizer! Contudo, chega-se a um ponto em que não podemos ignorar a verdade e temos que a enfrentar!
Talvez já seja tarde, mas estamos sempre a tempo de remediar as coisas!
Criticam-me por não falar, mas este assunto pertence-me exclusivamente, pois trata-se do meu bem-estar e disso só eu posso tratar.
Por isso mesmo é que não sabes como eu me sinto frustada, desanimada e como gostaria que me desses um abraço. Mas, a única coisa que fazes é humilhar-me, criticar-me e eu afasto-me, porque não me sinto à vontade contigo.
Depois, a NET serve para muita coisa - não é só para fazer downloads de jogos e visitar sites pouco interessantes!!!
Foi esse o caminho que segui - explorar coisas que me podem ser úteis através da NET, mas para quê perder tempo e falar disso contigo?
Tenho pena - gostava de confiar em ti, mas já que não posso, vou seguir a minha vida e deixar-te viver a tua!!!
Adieu e não "au revoir", porque desta vez, o adeus tem que ser definitivo!

Por isso CHEGA!!!!

Cansei do seu jeito imponente de achar que só você tem razão, querer fazer as coisas do seu jeito e ainda brincar com o meu coração.
Cansei de querer sonhar sozinha, de viver amargurada, me sentir sempre tristinha e chorar na madrugada.
Cansei do seu jeito de ser,da sua forma de ver a vida, da sua maneira de agir e do seu jeito de me querer.
Cansei de esperar por seus carinhos e mendigar sua atenção.Cansei de esperar por um amor que jamais terá solução.
Cansei das falsas promessas.Cansei do seu amor doente.Cansei da sua forma de pensar.Cansei de te esperar.

Cansei de você!

Meu corpo pode até definhar de saudades, mas resolvi te deixar, saiba que para sempre irei te amar.
Não dá mais, acabou.
Perdão amor. Foi demais, te amei como nunca amei alguém...
Me envolvi totalmente em tuas doces palavras, nas tuas caricias, em nossos momentos que foram tantos e tão especiais...
Jamais esquecerei o sabor de teus beijos, tua pele a me tocar,a roçar na minha,tuas caricias, teu perfume, teus lindos olhos negros ame fitar...
Sempre hei de lembrar!
Vou partir agora sem olhar para trás,deixar o que mais quero na minha vida... Você!

5 de fevereiro de 2008

Eis que Bocage hoje traduz minha alma

Por ser um poeta de faces múltiplas a obra literária de Bocage não pode ser simplesmente incluída no gênero literário do Neoclassicismo ou Arcadismo. O Bocage que ficou conhecido em Portugal e no Brasil é o poeta boêmio, satírico e erótico, que freqüentava o bar do Nicola e o Botequim das Parras. Além disso, apesar de Bocage dominar a técnica do verso, sendo considerado, devido a isso, como clássico, sua poesia vai muito além das convenções literárias da época. Essa transgressão às normas faz de Bocage um poeta de transição entre o Neoclassicismo e o Romantismo.


Por isso, e porque é sua poesia que, sem sobra de dúvidas, anuncia os primeiros valores do Romantismo em Portugal que Bocage é considerado por vários estudiosos como um poeta Pré-romântico.

Apesar de ser fortemente influenciado pelo estilo dominante em sua época e fazer concessões

ideológicas, políticas, sociais e religiosas para sobreviver, é comum encontrar na poesia de Bocage, principalmente nos poemas escritos depois de sua prisão, uma luta constante entre a razão iluminista e a emoção. Nessa luta dolorosa e angustiante a emoção sobrepuja a razão como se pode ver no fragmento do soneto abaixo:

bocage-blog.gif
" Importuna Razão, não me persigas;
Cesse a ríspida voz que em vão murmura,
Se a lei de Amor, se a Força da ternura
Nem domas, nem contrastas nem mitingas.


Se acusas os mortais, e os não obrigas,
Se, conhecendo o mal, não dás a cura,
Deixa-me apreciar minha loucura;
Importuna Razão, não me persigas."




Somente um Romântico escreveria versos como "Importuna Razão, não me persigas" ou "Deixa-me apreciar minha loucura" um neoclássico ou arcádico jamais faria algo semelhante. Se nos versos acima já encontramos algumas características do movimento literário que está por vir, no tema da Morte é que se pode perceber claramente que Bocage é uma espécie de profeta do Romantismo. Isso se dá porque todo o sofrimento da vida acaba com a morte, ela, a morte, é a única verdade da vida.


Oh retrato da morte, oh Noite amiga
Por cuja escuridão suspiro há tanto!
Calada testemunha de meu pranto!
De meus desgostos secretária antiga!

Pois manda Amor, que a somente os diga,
Dá-lhes pio agasalho no teu manto;
Ouve-os, como costumas, ouve, enquanto
Dorme a cruel, que a delirar me obriga:

E vós, oh cortesãos da escuridade,
Fantasmas vagos, mochos piadores,
Inimigos, como eu, da claridade!

Em bandos acudi aos meus clamores;
Quero a vossa medonha sociedade,
Quero fartar meu coração de horrores.

Incapaz de encontrar uma forma nova que melhor correspondesse à novidade dos seus sentimentos, Bocage permaneceu um típico produto de transição. Citando as palavras de David Mourão Ferreira: " Com um pé nos degraus da Arcádia, com o outro suspenso ante os abismos enigmáticos do futuro, a sua posição de tão instável, tão depressa nos comove como logo nos impacienta".

Auto-retrato

Magro, de olhos azuis, carão moreno,
Bem servido de pés, meão n’altura,
Triste de facha, o mesmo de figura,
Nariz alto no meio, e não pequeno;

Incapaz de assistir num só terreno
Mais propenso ao furor do que à ternura,
Bebendo de níveas mãos por taça escura
De zelos infernais letal veneno;

Devoto incensador de mil deidades
(Digo de moças mil) num só momento,
E somente no altar amando os frades;

Eis Bocage, em que luz algum talento:
Saíram dele mesmo estas verdades
Num dia em que se achou mais pachorrento

Temo que a minha ausência e desventura
Vão na tua alma, docemente acesa,
Apoucando os excessos da firmeza,
Rebatendo os assaltos da ternura.

Temo que a tua singular candura
Leve o Tempo, fugaz, nas asas presa,
Que é quase sempre o vício da beleza
Génio mudável, condição perjura.

Temo; e se o mau fado, fado inimigo,
Confirmar impiamente este receio.
Espectro perseguidor que anda comigo,

Com rosto alguma vez de mágoa cheio,
recorda-te de mim, dize contigo:
«Era fiel, amava-me e deixei-o»

A frouxidão no amor é uma ofensa,
Ofensa que se eleva a grau supremo;
Paixão requer paixão, fervor e extremo;
Com extremo e fervor se recompensa.

Vê qual sou, vê qual és, vê que diferença!
Eu descoro, eu praguejo, eu ardo, eu gemo;
Eu choro, eu desespero, eu clamo, eu tremo;
Em sombras a razão se me condensa.

Tu só tens gratidão, só tens brandura,
E antes que um coração pouco amoroso
Quisera ver-te uma alma ingrata e dura.

Talvez me enfadaria aspecto iroso,
Mas de teu peito a lânguida ternura
Tem-me cativo e não me faz ditoso.


Nascemos para amar; a humanidade
Vai tarde ou cedo aos laços da ternura.
Tu és doce atractivo, ó formosura,
Que encanta, que seduz, que persuade.


Enleia-se por gosto a liberdade;
E depois que a paixão n’alma se apura,
Alguns então lhe chamam desventura,
Chamam-lhe alguns então felicidade.


Qual se abisma nas lõbregas tristezas,
Qual em suaves júbilos discorre,
Com esperanças mil na ideia acesas.


Amor ou desfalece, ou pára ,ou corre;
E, segundo as diversas naturezas,
Um porfia, este esquece, aquele morre.



Deixar, amado bem, teu rosto lindo,
Teus afagos deixar, tua candura,
Tanto me oprime que da Morte escura
Sobre mim negras sombras vêm caindo.

Eu parto, e vou teu nome repetindo,
Porque dê desafogo à mágoa dura;
Meus tristes ais, suspiros de amargura
Áquem dos mares ficarás ouvindo.

Mas se me cercam no cruel transporte
Quantas fúrias o Báratro vomita,
Se meu mal é pior que a mesma morte,

O Fado em me aterrar em vão cogita!
Com todo o seu poder não pode a Sorte
Tua imagem riscar desta alma aflita.