Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A hipocrisia é o ato de fingir ter crenças, virtudes e sentimentos que a pessoa na verdade não possui. A palavra deriva do latim hypocrisis e do grego hupokrisis ambos significando representar ou fingir.A religião tem abundantes exemplos de hipocrisia e não se pode dizer de nenhuma religião que é imune a ela. O escândalo dos abusos sexuais na Igreja Católica Romana entre padres supostamente celibatários é um exemplo.O Novo Testamento do Cristianismo refere-se especificamente aos hipócritas em vários lugares, em especial quando representando de maneira caricatural a seita dos fariseus, como por exemplo, o Evangelho de Mateus capítulo 23, parágrafos 13 a 36:
- " Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que fechais aos homens o reino dos céus; e nem vós entrais nem deixais entrar aos que estão entrando. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que devorais as casas das viúvas, sob pretexto de prolongadas orações; por isso sofrereis mais rigoroso juízo. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o fazeis filho do inferno duas vezes mais do que vós.” Guias cegos! que coais um mosquito, e engulis um camelo.Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque limpais o exterior do copo e do prato, mas por dentro estão cheios de rapina e de intemperança.Fariseu cego! limpa primeiro o interior do copo, para que também o exterior se torne limpo.Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas por dentro estão cheios de ossos e de toda imundícia.Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e de iniquidade.Serpentes, raça de víboras! como escapareis da condenação do inferno?
Pensa que eu não sei que você disse o que não quis eu respondi o que pensava que você queria ouvir.
Pensa que eu não vi o que todo mundo viu.Faz de conta que só eu não percebi que era melhor fazer de conta que o que eu vi não existiu.
Isso é mera hipocrisia. É falsa devoção.É triste alegria, fingimento de emoção.
Isso é mera hipocrisia.Afetação de uma virtude.É desvio de sentimento, negação de juventude.Que impregna com o tempo.
O que eu senti.não era falso ou ilusão.Mas às vezes é melhor subverter uma emoção que por tudo a perder. Mesmo que se perca a noção do que é verdade, o que é mentira. Mesmo que nebuloso quem é o fiel,quem o traira. Olhou mas fez que não viu. Quis,negou-se ou Cedeu,os olhos reprovaram.
O que queria e não provou deu licença e educação(em nomedo que acha educado)
Mas a verdade,que importa,ficou trancada do outro lado.
Muita gente tem muita fé no que vê pela frente, uns na conta cheia que está no banco, outros nos investimentos que fizeram, outros na sua posição, outros na sua carreira, uns até pensam que tem a vida nas suas mãos e se incham de vanglória, sua fé está nas coisas materiais, nas possessões, até na fama e na glória. Que tristeza depender de coisas vãs, passageiras e mortais, amigo não sejas dos tais, se você pensa assim pode crer, que o um dia o perigo vai bater na sua porta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário