21 de janeiro de 2008

"Saudade meu remédio é cantar..."

Ouvir música é tão bom... mas cada música que ouço me traz um pedacinho da minha vida. Às vezes é bom. Mas às vezes faz doer. É... isso é saudade. Pelo menos com a música é mais fácil estravasar. Nossas lembranças, as coisas as quais sentimos falta parece mais próximas de nós. Se eu fechar meus olhos sou capaz de sentir, ouvir, reviver. Ah! Mas essa saudade que hoje me incomoda logo, logo se transformará em novas lembranças, em novos momentos para relembrar e reviver.
Será?
"Tomara, meu Deus, tomara/ Que tudo que nos separa/ Não frutifique, não valha/ Tomara, meu Deus//(..)/Tomara, meu Deus, tomara/ Que tudo que nos amarra/ Seja amor, malha rara/ Tomara meu Deus..."
Há algum tempo (meses? anos? não importa...) eu ouvia essa música e a tomava quase como uma prece. Ela diz exatamente o que eu queria e ao cantá-la intimamente desejava que as coisas realmente acontecessem dessa maneira. Aconteceu? Não sei. Aprendi que a vida adora nos chamar de mentirosos desfazendo nossas respostas prontas e, talvez, apressadas. Quem sabe...

Minutos de Sabedoria


"Faça questão de ser alegre e otimista. Nada na terra pode destruir a felicidade do homem otimista e alegre. Se lhe chegarem as dores, receba-as com calma e não se deixe atingir por elas. Não coloque sua felicidade no que lhe vem de fora. Construa sua felicidade dentro de você mesmo, fazendo consistir sua ventura no progresso constante da vida do espírito, na sabedoria do coração."

"Quando ensinar, não seja arrogante. E não se esqueça de que o aprendizado dura a vida toda. Procure aprender em todas as ocasiões, e não despreze um bom conselho, só porque lhe chegou de lábios que você julga menos puros. Deus ajuda aos homens por meio dos próprios homens e as vezes se serve de pessoas que não são perfeitas, para dar-nos avisos importantes."

"Nada lhe posso dar que já não exista em você mesmo. Não posso abrir-lhe outro mundo de imagens,
além daquele que há em sua própria alma. Nada lhe posso dar a não ser a oportunidade, o impulso, a chave. Eu o ajudarei a tornar visível o seu próprio mundo, e isso é tudo."
(Hermann Hesse)


"Gostar é provavelmente a melhor maneira de ter... Ter, deve ser a pior maneira de gostar..."
(José Saramago)

Nenhum comentário: